MYRTACEAE

Myrcia variabilis DC.

Como citar:

Julia Caram Sfair; Tainan Messina. 2012. Myrcia variabilis (MYRTACEAE). Lista Vermelha da Flora Brasileira: Centro Nacional de Conservação da Flora/ Instituto de Pesquisas Jardim Botânico do Rio de Janeiro.

LC

EOO:

2.349.951,85 Km2

AOO:

456,00 Km2

Endêmica do Brasil:

Sim

Detalhes:

Myrcia variabilis ocorre nos Estados de Minas Gerais, Bahia e Mato Grosso (Sobral et al., 2012).

Avaliação de risco:

Ano de avaliação: 2012
Avaliador: Julia Caram Sfair
Revisor: Tainan Messina
Categoria: LC
Justificativa:

?Arvoreta amplamente distribuída (EOO = 1.968.528,497 km²) encontrada principalmente em ambientes abertos, como Cerrado s<i>ensu stricto</i>. O grande número de coletas indica que a espécie deve ser comum. Não há registro de ameaça ou evidênciadireta de declínio populacional para a espécie. Dessa maneira a espécie éconsiderada como menos preocupante (LC) em relação ao risco de extinção.

Perfil da espécie:

Valor econômico:

Potencial valor econômico: Desconhecido

Ecologia:

Biomas: Cerrado, Mata Atlântica
Fitofisionomia: Formações campestres, Floresta Estacional Semidecidual (Sobral et al., 2009), Cerrado, Cerrado Rupestre, Cerradão, Campo Sujo, Caatinga (CNCFlora, 2011).
Habitats: 1.5 Subtropical/Tropical Dry, 1.6 Subtropical/Tropical Moist Lowland, 2 Savanna, 4 Grassland

Ações de conservação (2):

Ação Situação
4.4.2 Establishment on going
A espécie ocorre em diversas unidades de conservação (SNUC) ao longo da sua distribuição, como os Parques Nacionais das Emas (GO), Grande Sertão Veredas (MG/BA) e Chapada dos Guimarães (MT) e o Parque Estadual Carlos Botelho (SP; CNCFlora, 2011).
Ação Situação
1.2.2.3 Sub-national level on going
A espécie é considerada Em Perigo (EN), segundo a a lista das espécies da Flora ameaçadas de extinçãono estado de São Paulo (SMA-SP, 2004).